Efeito Rio 2016

Ontem publiquei aqui sobre a vitória da campanha Rio 2016. Algumas pessoas criticaram dizendo que vai ser mais uma oportunidade para tirar dinheiro do povo.
Encontrei as seguintes reportagens:

O efeito Olimpíada sobre a Bolsa brasileira pode ser mais duradouro e intenso do que visto na sessão desta sexta-feira, 2. Relatório do banco JPMorgan distribuído para clientes na manhã de hoje, enquanto o Rio ainda era dúvida como sede dos Jogos, observou que estudos mostram que o mercado do local escolhido pera um evento esportivo deste porte sobe, em média, 2% nos cinco dias seguintes ao anúncio. Se esse padrão se repetir, então há espaço para ganhos mais fortes na próxima semana.

A confirmação da cidade do Rio de Janeiro como sede para os Jogos Olímpicos de 2016 garantiu fôlego à Bovespa nesta sessão, dia em que os mercados de ações internacionais se ressentem do fraco resultado do payroll de setembro. O Ibovespa, que operavam em alta de aproximadamente 0,40%, aos 60.700 pontos por volta das 12h30, ampliou os ganhos assim que o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que as rivais Chicago e Tóquio estavam fora do páreo. Foi nesse momento que o índice voltou à casa dos 61 mil pontos, para bater a máxima de 61.333 pontos, com ganho de 1,45%. Às 16h32, o Ibovespa operava em alta de 1,25% (61.218 pontos).

O evento a ser realizado no Rio daqui a sete anos promete aquecer vários setores da economia e, portanto, é possível atribuir a esse evento a valorização de muitos papéis, inclusive os do setor siderúrgico e de mineração. Mas, para especialistas, alguns papéis sentiram mais rápida e intensamente o efeito Olimpíada e se destacaram na alta. Entre eles, Gol, TAM, CCR, Light e Localiza. Juntos, esses papéis subiram 4,02% até as 16h15, sendo que boa parte dessa valorização aconteceu a partir das 12h30, no momento em que a aposta na vitória do Rio como sede dos jogos olímpicos já era majoritária.

Ainda, em outra reportagem:

Os quase R$30 bilhões que o comitê organizador propõe gastar para a realização das Olimpíadas no Rio promete estimular novos investimentos na economia brasileira como um todo, principalmente na cidade-sede, que podem chegar a R$90 bilhões.

O que vocês acham?

Fonte 1
Fonte 2

1 comentários:

David Aragon™ disse... / 4 de outubro de 2009 às 11:16  

A blogosfera está repleta de idiotas que querem ser diferentes do resto do povo, acham que assim eles se tornam superiores, mais inteligentes. Eles são contra tudo não racionalmente, mas por força de um hábito alienante. "Se o Zé Povim comemora, então não é bom!"

A maioria dos blogueiros que escreveu sobre o Rio 2016, tinha uma opinião negativa. Parecia que eu tava sozinho nessa. Hehehe! Também escrevi um textículo (pequeno texto) sobre o acontecimento, depois dá uma sacada lá no meu blog. Parabéns por defender uma postura tão avançada. E que venham as olimpíadas. Yes, we can!

CHINFRAS e TALS

Postar um comentário