Estive lendo uma matéria no CIO e achei muito interessante.
A matéria é uma entrevista com Robert Wong, um dos maiores headhunters (caçador de talentos) segundo a revista britânica The Economist. Identifiquei alguns pontos importantes para um CIO ficar atento:
- O CIO deve entender as necessidades, as expectativas e os desejos dos usuários de tecnologia da sua empresa: para isso, o CIO deve literalmente andar pela sua empresa e ouvir os usuários.
- O CIO deve entender que a TI é o meio de se obter melhores resultados nos negócios da empresa: não adianta implantar o melhor sistema do mundo se ele não trouxer benefícios ao negócio.
- Segundo Wong:
Esse profissional precisa conciliar conhecimentos técnicos e comportamentais. O mercado procura pessoas que conheçam muito a respeito de tecnologia, mas que também consigam se relacionar bem com as pessoas.
- Quanto a motivação da equipe, Wong alerta que o CIO deve tomar cuidado com os métodos de recompensa e cobrança:
O erro está em atrelar um benefício ou um castigo à obtenção de determinados resultados e achar que a pessoa motivada pelo prêmio ou pelo medo vai correr atrás do objetivo.
Com o tempo, quem age assim começa a entender que isso tem uma vida útil muito curta. Pois da próxima vez que o líder quiser obter determinada performance da equipe ele vai precisar oferecer um prêmio ou um castigo ainda maior.

0 comentários:
Postar um comentário