Como o Google funciona?

Você já deve ter tido a dúvida de como funciona a ferramenta de pesquisa Google.

A ferramenta de busca do Google é muito poderosa. Como todos os sistemas de busca, o Google utiliza um algoritmo especial para gerar resultados de buscas.

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

Enquanto o Google compartilha fatos gerais sobre seu algoritmo, os detalhes são segredos da empresa. Isso ajuda o Google a se manter competitivo e reduz as chances de alguém descobrir um modo de abusar do sistema.

O Google utiliza programas autômatos chamados de spiders ou crawlers, como a maioria dos sistemas de busca. Como outras ferramentas, o Google tem uma grande lista de palavras-chave e onde essas palavras podem ser encontradas. O que diferencia o Google é como ele classifica o resultado das buscas, determinando como os resultados são mostrados na página de resultados. O Google usa um algoritmo registrado com o nome de PageRank, que atribui a cada página da Web uma classificação de relevância.

A classificação de uma página depende de alguns fatores:

  • A freqüência e a localização das palavras-chave dentro da página da Web - se a palavra-chave aparece apenas uma vez no corpo da página, receberá uma pontuação baixa para essa palavra.
  • Tempo em que a página está no ar - pessoas criam novas páginas todos os dias e nem todas ficam no ar por muito tempo. O Google dá mais valor à páginas que têm uma história estabelecida.
  • O número de outras páginas que têm links para a página em questão - o Google verifica quantas páginas mostram links para um site em particular para determinar sua relevância.

A matéria de onde tirei essas informações é muito interessante e pode ser conferida aqui.

0 comentários:

Postar um comentário