Bom galera, no post anterior eu disse que utilizaria este blog para divulgar mais sobre o que eu estudo... Pois bem, começaremos com Java!
Começei a estudar Java já tem dois anos... Aprofundei um pouco no final de 2006 quando fiz o curso Intensivo Academia do Java oferecido pela Globalcode! Aliás, aproveitando, um abraço para a Melissa e o Spock que são instrutores fantásticos! Desde então venho estudando pouco a pouco... Alguns já devem ter lido meu perfil e notaram que em breve estarei em um projeto que envolve Java e Oracle... Então, estou retomando os estudos com mais vigor ;)
Estou com a idéia de montar um mini-curso aqui no Blog... como não sei tudo sobre Java, me ajudará a aprender mais e a fixar o que já aprendi ;)
O material que irei me apoiar será basicamente os Livros do Deitel (Java: Como Programar) e Sierra & Bates (da Série Use a Cabeça! Java)... são ótimos livros!
Bom, como uma boa introdução, começaremos pela histótia daquilo que estudaremos, a história do Java!
Introdução
Tudo teve início em 1991 quando a Sun começou a financiar um projeto de pesquisa corporativa interna chamado Green. Esse projeto resultou em uma linguagem baseada em C++. O desenvolvedor desse projeto era James Gosling e "batizou" essa linguagem de Oak (carvalho) pois era possível observar uma árvore dessa espécie da janela do laboratório da Sun... O problema era que já havia uma linguagem com esse nome... Então, enquanto a equipe da Sun visitava uma cafeteria local onde tinha um café importado de um local chamado Java, o nome foi sugerido e acabou pegando... Daí o nome e o símbolo da xícara :b
Logo no início o projeto ía de mal a pior... corria o risco de ser cancelado... isso porque os dispositivos eletrônicos voltados para o consumo popular não estavam se desenvolvendo como a Sun havia planejado... Mas aconteceu algo inesperado que deu um novo sopro de vida ao projeto (filosófico não!? rs). Em 1993 a World Wide Web explodiu em popularidade e logo a Sun percebeu a potencialidade do Java para geração de conteúdo dinâmico.
Oficialmente o Java foi apresentado em maio de 1995 em uma conferência. Desde então vem sendo utilizado para o desenvolvimento de aplicativos de grande porte, para melhorias de funcionalidades em servidores Web, aplicativos para dispositivos móveis entre outros.
Principais Características
A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:
Orientação a objeto - Baseado no modelo de Smalltalk e Simula67;
Portabilidade - Independência de plataforma - "write once run anywhere";
Recursos de Rede - Possui extensa biblioteca de rotinas que facilitam a cooperação com protocolos TCP/IP, como HTTP e FTP;
Segurança - Pode executar programas via rede com restrições de execução;
Além disso, podem-se destacar outras vantagens apresentadas pela linguagem:
Sintaxe similar a Linguagem C/C++.
Facilidades de Internacionalização - Suporta nativamente caracteres Unicode;
Simplicidade na especificação, tanto da linguagem como do "ambiente" de execução (JVM);
É distribuída com um vasto conjunto de bibliotecas (ou APIs);
Possui facilidades para criação de programas distribuídos e multitarefa (múltiplas linhas de execução num mesmo programa);
Desalocação de memória automática por processo de coletor de lixo (garbage collector);
Carga Dinâmica de Código - Programas em Java são formados por uma coleção de classes armazenadas independentemente e que podem ser carregadas no momento de utilização.
JVM (Java Virtual Machine)
A portabilidade de Java existe graças a JVM. A Máquina Virtual do Java funciona como um intermediador entre o código Java e o Sistema Operacional. Quando você compilar um código Java ele não será traduzido para linguagem de máquina, mas sim para bytecodes. Esses bytecodes são interpretados pela Virtual Machine e ela se encarrega em realizar a transformação em código de máquina para a comunicação com o Sistema Operacional que está por baixo. Contudo, lembre-se sempre Java é compilado e não interpretado!
Versões Java
J2SE - É uma ferramenta para desenvolvimento na plataforma Java composta pela JVM, o compilador Java (Javac) e as APIS.
J2ME - É uma tecnologia que possibilita o desenvolvimento de software para sistemas embarcados, ou seja, todo aquele que roda em um dispositivo de propósito específico. Essa é a plataforma para dispositivos móveis como celulares e PDAs
J2EE - uma plataforma de programação de computadores que faz parte da plataforma Java. Ela é voltada para aplicações multi-camadas, baseadas em componentes que são executados em um servidor de aplicações.
Bom, de início é isso... em breve veremos alguns códigos em Java!
Até mais,

2 comentários:
ae gustavo
to colocando link pro seu blog no meu..
o seu está mto legal..
abraços
Tá bacana seu blog, eu uso o computador há uns 10 anos e nunca aprendi nada de programar, nem Java, nem nada. xD
Postar um comentário